Potencializar o ser

Artigos

Potencializar o ser

Como indivíduos, somos uma totalidade composta de outras totalidades menores, os diversos órgãos e instâncias que nos compõem. A totalidade que somos, por sua vez, está inserida em uma totalidade maior como a família, inserida na totalidade da sociedade, inserida na totalidade da cultura, e assim por diante.

Potencializar o ser

Vivemos um tempo de profundas e rápidas mudanças que impactam principalmente nossos relacionamentos, sejam estes afetivos, sociais ou profissionais. Estas mudanças têm provocado nas pessoas um sentimento difuso e generalizado de inadequação, confusão, estranhamento, insegurança e falta de propósito e significado para a vida, que só fazem recrudescer a baixa autoestima, o stress e a falta de energia e vitalidade física.

Potencializar o ser

Quero partilhar com vocês a lição que aprendi com uma árvore, enquanto apreciava o panorama visto da praça do Por do Sol em São Paulo, uma praça num local elevado, de onde se pode ver ao longe o sol se por. Bem na minha frente havia uma bela árvore de tronco ereto e copa arredondada e brilhante, com quem já havia travado conhecimento em outra ocasião. Ao fundo e um pouco distante, do outro lado da rua que fica logo abaixo da praça, há uma extensão de copas de árvores formando um tapete verde contínuo. Um belo panorama para uma cidade como São Paulo.

Potencializar o ser

A tão anunciada grande mudança do mundo está a pleno vapor. Mas sua visibilidade requer uma atenção mais sutil ao que acontece à nossa volta, pois não são mudanças óbvias...

Potencializar o ser

Uma das queixas frequentes que ouço das pessoas é de baixa auto-estima. Uma expressão que está na boca do povo, sem que saibamos muito bem o que é e muito menos como elevá-la. Não nascemos com auto-estima, nem alta, nem baixa. Auto-estima é algo que construímos ao longo da vida. “Aprenda a amar a si mesma”, é a recomendação que mais frequentemente acompanha esta queixa.

Mas como? Olhar no espelho e dizer a si mesma “Eu te amo”? Parece simples, mas será eficaz?