consciencia

O ensinamento de uma árvore

Quero partilhar com vocês a lição que aprendi com uma árvore, enquanto apreciava o panorama visto da praça do Por do Sol em São Paulo, uma praça num local elevado, de onde se pode ver ao longe o sol se por. Bem na minha frente havia uma bela árvore de tronco ereto e copa arredondada e brilhante, com quem já havia travado conhecimento em outra ocasião. Ao fundo e um pouco distante, do outro lado da rua que fica logo abaixo da praça, há uma extensão de copas de árvores formando um tapete verde contínuo. Um belo panorama para uma cidade como São Paulo.

O próximo passo: da codependência à interdependência

A tão anunciada grande mudança do mundo está a pleno vapor. Mas sua visibilidade requer uma atenção mais sutil ao que acontece à nossa volta, pois não são mudanças óbvias...

Relacionar-se: uma arte a ser aprendida

Por que os homens empacam nos relacionamentos?

Esta é uma das perguntas, frequentemente formuladas pelas mulheres.

Não posso dar uma resposta direta a esta pergunta, por várias razões: (1) não sou homem e, portanto, não posso falar a partir da própria experiência; (2) não sei se todos os homens empacam e (3) mesmo que seja assim, é provável que cada um o faça por motivos muito particulares. No universo humano, cada pessoa tem suas razões próprias, embasadas em uma história de vida e um contexto único.

O poder das intenções

Quantas vezes você ouviu como resposta, ao manifestar sua intenção de fazer algo, que ‘de boas intenções o inferno está cheio’? E quem nunca elaborou uma lista de coisas que deseja alcançar a cada novo ano, a maioria das quais vai ficando pelo caminho, para serem incluídas na lista do próximo ano?

Se você é uma das pessoas que realiza as intenções que formula para si mesma, parabéns! Certamente sua vida é plena e realizada.

Vontade ou Desejo?

Há algumas palavras, cujo uso comum pode simultaneamente revelar e ocultar uma ambiguidade emocional, obscurecendo as motivações de nossas ações. Uma delas é a palavra vontade. Quando consultamos o dicionário, vamos encontrar para esta palavra uma variedade de definições, das quais quero ressaltar duas:

a)> Faculdade que tem o ser humano de querer, de escolher, de livremente praticar ou deixar de praticar certos atos; força interior que impulsiona o indivíduo a realizar aquilo a que se propôs, a atingir seus fins ou desejos, ânimo, determinação, firmeza.

Pensar como campo de energia

Cada um/a de nós é um campo de energia. E tudo que fazemos, sentimos ou pensamos está presente neste campo e afeta nosso ambiente e nossas relações. Emoções negativas, crenças depreciativas e padrões limitadores afetam a dinâmica do nosso campo energético, limitando ou distorcendo a expressão do nosso poder.

Conscientizar os valores pessoais

Nestes tempos revoltos em que estamos vivendo, em que os valores estão apagados, borrados, confusos e/ou distorcidos, seria útil cada pessoa reavaliar e reformular seus valores pessoais, repensar os princípios que guiam suas ações, avaliando e ajustando-os, a fim de criarmos o mundo mais de acordo com nossos ideais.

A Perspectiva Holográfica da Transpessoalidade

 A visão transpessoal na psicoterapia já tem história e teve o mérito de incluir, na abordagem do ser humano, além de sua experiência psicológica e emocional também sua vida espiritual, reconhecendo que todos somos mais do que apenas seres restritos à nossa existência terrena.

A inclusão da capacidade humana para alcançar dimensões além da existência comum ampliou grandemente o escopo da nossa experiência pessoal, ao incluir habilidades antes consideradas parapsicológicas, isto é, fora da experiência comum.

Poder expresso com amor e verdade

Os tempos atuais demandam uma nova atitude em todas as nossas relações. E para desenvolver e sustentar esta nova atitude, precisamos ampliar a consciência que temos de nós mesmos, seja na relação conosco, na relação com os outros e na relação com o planeta.

A Criatividade e o Mar Escuro da Consciência

“A grande jogada da vida não é saber, mas mergulhar no mistério”, Fred Alan Wolf ”

A consciência é a experiência do experienciar, o conhecimento do conhecer, a sensação do sentir”, escreve Tor Norretranders em The User Illusion, um livro fascinante, em que ele aborda o resultado de pesquisas realizadas nas ultimas décadas e que põem em cheque nossas concepções a respeito da influência que nosso consciente tem em nosso comportamento e em nossa apreensão da vida.

Páginas

Subscrever RSS - consciencia