independencia

A ansiedade na raiz da evolução

Um dos temas recorrentes em sessões terapêuticas é o da ansiedade, uma sensação ou um sentimento que decorre de uma excessiva excitação do Sistema Nervoso Central provocada pela suspeita de que há algum tipo de perigo em uma determinada situação. Ou seja, a ansiedade não surge comumente de uma situação concreta de perigo, mas de uma percepção subjetiva que antecede o fato em si.

Liderança Autossustentável: Da Codependência à Interdependência

Vivemos um tempo de profundas e rápidas mudanças que impactam principalmente nossos relacionamentos, sejam estes afetivos, sociais ou profissionais. Estas mudanças têm provocado nas pessoas um sentimento difuso e generalizado de inadequação, confusão, estranhamento, insegurança e falta de propósito e significado para a vida, que só fazem recrudescer a baixa autoestima, o stress e a falta de energia e vitalidade física.

O ensinamento de uma árvore

Quero partilhar com vocês a lição que aprendi com uma árvore, enquanto apreciava o panorama visto da praça do Por do Sol em São Paulo, uma praça num local elevado, de onde se pode ver ao longe o sol se por. Bem na minha frente havia uma bela árvore de tronco ereto e copa arredondada e brilhante, com quem já havia travado conhecimento em outra ocasião. Ao fundo e um pouco distante, do outro lado da rua que fica logo abaixo da praça, há uma extensão de copas de árvores formando um tapete verde contínuo. Um belo panorama para uma cidade como São Paulo.

Crença e Contexto

O que são crenças? De acordo com o dicionário Houaiss, crença é uma “atitude de quem se persuadiu de algo pelos caracteres de verdade que ali encontrou; [...] disposição meramente subjetiva a considerar algo certo ou verdadeiro, por força do hábito ou da vivacidade das impressões sensíveis”.

O impulso para a independência

Qualquer criança tem um forte impulso para a independência. Podemos vê-lo em ação nas suas contínuas tentativas para entender como funciona o corpo recém adquirido, em seu empenho para aprender a andar e a falar. Também o vemos na curiosidade com que exploram tudo ao seu redor e no incessante perguntar a respeito das coisas.

Subscrever RSS - independencia

Compartilhe este conteúdo