corpo

O coração no centro do viver

Como indivíduos, somos uma totalidade composta de outras totalidades menores, os diversos órgãos e instâncias que nos compõem. A totalidade que somos, por sua vez, está inserida em uma totalidade maior como a família, inserida na totalidade da sociedade, inserida na totalidade da cultura, e assim por diante.

Corporificar valor inerente

Costumamos pensar em ‘valor’ como um conceito abstrato, algo mental, que informa as nossas ações. Quando apenas personificamos um valor, ele se torna um personagem em nossa vida, que podemos deixar de lado quando nos for conveniente. Como uma informação que podemos desconsiderar. Para que os meus valores se tornem intrínsecos às minhas ações, preciso senti-los no meu ser físico. Preciso corporificá-los.

Inteligência corporal

Não sei no mundo de vocês, mas no meu mundo tudo está em movimento, tudo está em mudança, tudo está em renovação. E apesar disto demandar tempo e disposição, o desconforto maior se manifesta no meu corpo, por onde todas estas mudanças parecem passar.

A vivência no corpo

“Caminhar em equilíbrio, em harmonia e de um modo sagrado requer permanecer no corpo, aceitando seus desconfortos, suas deteriorações, seus desalinhamentos e florescimentos, respeitando-os.” Paula Gunn Allen (poeta, novelista e crítica literária, nativa-americana do povo Laguna Pueblo-Sioux)

A Deusa Escura

Tentativas sérias de transformação interna não podem ser abordadas ou alcançadas sem o encontro com a deusa escura, a verdade por trás de toda manifestação, uma realidade mais profunda, além de toda forma. Como uma força primordial, ela tem sido ignorada e suprimida, com profundos efeitos negativos, tanto para a humanidade quanto para o planeta Terra.

Dionísio: êxtase e entusiasmo

""Da Afrodite do Hipólito é fácil descer até o que não é mais do que atração do sexo, e do Dioniso das Bacantes, até o que não ultrapassa o delírio da embriaguez. Difícil é volver à nascente”, escreve Eudoro de Souza, em sua introdução de As Bacantes, tragédia de Eurípedes que “pode ser considerada como a mais perfeita elaboração poética do mito da resistência grega à difusão do menadismo.

Subscrever RSS - corpo

Compartilhe este conteúdo